Top Ad unit 728 × 90

News

recent

A Realidade de uma Europa em Decadência - Refugiados de guerra

            
Fotógrafo: Tom Pilston

           Todos nós paramos todos os dias, nem que por dois minutos apenas, para ver um vídeo engraçado que alguém partilha no Facebook ou em qualquer outra rede social da vossa preferência, e honestamente, eu sou uma dessas pessoas que tal como milhões ou biliões de outras pessoas, perdem o seu precioso tempo a ver "um gatinho a saltar muito fofinho" ou "uma corrida idiota de motas".
Sabem que mais? Eu digo chega, não porque estou farto de ver essas coisas que servem apenas para "tapar os olhos" às pessoas, mas sim porque existem assuntos e situações que realmente importam e fazem a diferença. Depois de meses e meses a ver injustiças atrás de injustiças não posso ficar calado.
Como todos já devem saber, quer seja através dos meios de comunicação social ou pelas redes sociais, a guerra entre o Califado do Estado Islâmico (e outros) e alguns dos membros da UE e não só, como todos sabemos, é real e está a acontecer neste preciso momento. Isso levanta uma questão simples: O que fazer aos civis que não conseguem viver no meio desta guerra?
A solução foi simples no princípio, abriram-se as portas da Turquia para deixar entrar os refugiados (para dentro de campos de refugiados) que fugiam dos países afetados. Tudo muito bem até aqui, o problema surge quando o governo Turco diz que não tem condições para continuar a receber refugiados e "fecha" as fronteiras para os que ainda se encontram nas áreas de conflito.
Nestas condições e, acredito que, em desespero e sem saberem o que fazer, todos aqueles que ainda se encontram nesta situação começam a pensar em alternativas para chegarem a “zonas seguras”, que neste caso é a nossa tão querida Europa. E depois disso todos sabemos o que aconteceu, barcos afundados, camiões de carga, comboios clandestinos, etc.

Minha opinião:

Honestamente, como cidadão Europeu, tenho vergonha do ponto em que esta situação chegou. A culpa destas pessoas estarem a "morrer" barbaramente e desumanamente é inteiramente nossa. Fomos nós que começamos uma guerra no país deles, fomos nós que os abandonamos quando eles mais precisavam e fomos nós que, apesar de tudo, lhes negamos ajuda quando eles mais precisavam.
Acho muito bem que exista um controlo apertado para estas situações mas o que está a acontecer é completamente desumano, os meios de comunicação social estão a transformar as pessoas que tentam fugir da guerra em "bichos". Estamos a fazer uma caça "ao refugiado" em vez de ajudarmos estas pessoas.
Felizmente a situação não é igual para todos os países, por exemplo, eu vivo em França e a situação aqui não está fácil, o controlo é muito apertado, e felizmente, ao contrário do que os Mídea tentam transmitir, a população já começou a perceber que os refugiados não são “bichos” que nos querem fazer mal mas sim pessoas que necessitam da nossa ajuda.
Penso que está na hora de fazer alguma coisa contra esta sociedade que está corroída de pessoas egoístas e sem noção do que é governar, esta é a altura certa para dizer basta, para pararem com os joguinhos políticos e fúteis que têm feito nos últimos anos e começarem a focar-se em temas que realmente interessam. Não digo que a crise económica não seja importante, mas penso que a situação descrita anteriormente seja um pouco mais importante do que, por exemplo, a libertação do Sr. José Sócrates.
Está nas mãos da população e de pessoas como nós fazer a diferença. Manifestem-se, contribuam, abram as portas de vossa casa, doem um pouco de comida, alguma coisa útil.

Saibam como podem ajudar em http://www.refugiados.pt/como-ajudar/



Não ignorem uma situação tão importante como esta para irem ver vídeos engraçados para o Facebook, por favor. Isto é um pedido meu, mas acima de tudo é um pedido das milhares de pessoas que estão a viver e morrer desumanamente todos os dias, sem que tenham uma voz a lutar por elas.
A Realidade de uma Europa em Decadência - Refugiados de guerra Reviewed by Marco Alves on 7.9.15 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Movimento Electrico © 2014 - 2015
Designed by JOJOThemes

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.